domingo, 20 de novembro de 2011

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA



O Dia Nacional da Consciência Negra representa um marco na luta contra o racismo, a intolerância e a discriminação.
Mais do que lembrar a figura de Zumbi ou de Palmares o dia 20 de novembro é marco de uma construção coletiva, porque os movimentos sociais, sobretudo o Movimento Negro, lutaram anos apelo reconhecimento desta da data não só como comemorativa, mas como mais um oportunidade para que a sociedade possa vencer o racismo e a intolerância.

Mas porque 20 de novembro?

20 de novembro foi o dia em que Zumbi dos palmares foi morto marcando assim o fim do maior quilombo do Brasil e uma das mais importantes experiências libertárias do continente americano.
O quilombo durou cerca de 100 anos e chegou a abrigar em torno de 30 mil pessoas sendo negra a maioria esmagadora, mas tendo também entre seus habitantes índios e brancos pobres que se organizavam em cerca de 10 mocambos ou cidades sendo a principal delas, uma espécie de capital, Macacos. A manutenção da população palmarina era feita por meio da agricultura, da caça e do comércio entre o quilombo e fazendas vizinhas, que assim evitavam violentos conflitos com os negros quilombolas.
Diferente do que muitos pensam não havia escravidão em no quilombo dos Palmares, mas um sistema de gradual inserção de novos habitantes à sociedade palmarina. O bandeirante Domingos Jorge Velho, que derrotaria o quilombo infiltrou um negro de suas tropas no quilombo para conhecer os hábitos dos homes a serem batidos, o mesmo relatou a seu comandante esta forma de organização, o eu facilitou o trabalho do bandeirante que incursionou a serra da barriga, onde se localizava o quilombo com tropas formadas por índios desgarrados, negros, e brancos pobres que o acompanhava em suas lutas contra negros e índios.
Domingos Jorge Velho marchou de São Paulo a Pernambuco com suas tropas para enfrentar Palmares, perdeu na primeira tentativa voltou reuniu mais homens, estudou o inimigo e em 20 de novembro de 1695 derrotou finalmente o monumental Quilombo dos Palmares.
Pala pujança de palmares e de Zumbi o dia 20 de novembro foi escolhido pelo movimento negro (um caso raro de unanimidade entre todas as entidades que compõe o movimento negro) como dia nacional da consciência negra, que deve ser encarado como um dia de homenagem a Zumbi, a Palmares, mas sobre tudo como uma data para reforçara luta contra o racismo e á intolerância.
A oficialização desta data é uma conquista a sociedade e principalmente do movimento negro. 20 de novembro é também um tributo à liberdade.



Bibliografia: Palmares, a Guerra dos Escravos – Décio Freitas e Zumbi – Joel Rufino dos Santos

Nenhum comentário: